Adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participam das oficinas sobre “Prevenção Combinada e Orientação Sexual e Identidade de Gênero”, realizadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade do Lira, da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís em parceria com Projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”, até o final deste mês.
O Projeto tem a participação da organização não-governamental Solidariedade e Vida (SOLEVIDA), que com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), trabalha o diálogo sobre a temática entre adolescentes, com a atuação de jovens voluntários como multiplicadores do conhecimento.
A ação intersetorial das políticas públicas de Saúde e Socioeducação objetiva proporcionar aos adolescentes em medida socioeducativa o acesso, aconselhamento e informações sobre prevenção as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis – HIV/AIDS e Hepatites Virais).
Além das oficinas, a perspectiva é atender até 80 adolescentes com ações de testagem rápida e diagnóstico para HIV/AIDS, hepatite B, C e Sífilis. Cerca de 50 socioeducandos das unidades do Centro de Juventude Canaã e Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís já fizeram os testes.
“É muito importante que a gente conheça mais sobre essas doenças e faça os exames para nos prevenirmos e não adoecer por qualquer coisa, isso pode acabar com a vida da pessoa”, disse um dos adolescentes participantes durante a oficina.
Para Ricardo Mackenzie, um dos jovens multiplicadores da equipe, a atividade foi um bom desafio. “Falar sobre sexualidade e assuntos relacionados não é fácil, mas para deixar o assunto mais leve utilizamos dinâmicas, as gírias e expressões próprias dos jovens e, ao final interagimos super bem, com os adolescentes participando ativamente”, contou o voluntário.

“As oficinas tem sido uma experiência incrível e principalmente trabalhar a educação de pares com adolescentes que cumprem medida socioeducativa, nos proporcionou abertura e a construção de um outro olhar sobre esses jovens”, avaliou o coordenador do Projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”, Jadilson Neto.
De acordo com a coordenadora das oficinas, assistente social do CTA e da Funac, Norma Solange Passos a ação está atingindo o seu objetivo. “Quando se fala de jovem para jovem a conscientização é muito mais efetiva, eles tem mais identificação com a temática, além da participação na atividade que flui melhor”, ressaltou.

As atividades continuam no próximo dia 28, no Centro de Juventude Eldorado, também com a participação de outros jovens do projeto como multiplicadores do conhecimento sobre a temática.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI